sábado, 31 de março de 2012

Delitos e Pecados



..."Aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra".

Ora, é absolutamente necessário que erradiquemos os nossos pecados, um por um, eliminando cada um deles em separado. Para tanto, façamos a nós mesmos perguntas discriminadas abaixo. É possível que sejamos culpados de alguns desses delitos, e que Deus fale aos nossos corações.
(1) Tenho perdoado a todos? Há em mim alguma malícia, algum despeito ou ódio, violenta inimizade em meu coração? Conservo ressentimentos, ou tenho-me recusado a fazer reconciliação?
(2) Fico irado? Em meu peito ferve a cólera? É verdade que ainda perco a paciência?  A ira ocasionalmente me arrasta por onde ela bem entende?
(3) Há algum resquício de inveja em mim? Quando alguém é preferido, e eu desprezado, sinto-me degradado? Cheio de despeito? Tenho inveja daqueles que sabem orar, falar ou fazer muitas coisas melhor do que eu?
(4) Perco a paciência e fico irritado? As pequeninas coisas me irritam e aborrecem? Ou antes me mantenho sempre gentil, calmo e imperturbável em todas as circunstâncias?
(5) Sinto-me ofendido com facilidade? Quando os outros deixam de notar minha presença ou passam por mim sem dirigir-me a palavra, fico ofendido? Se a outros é atribuída grande honra, ao passo que eu sou negligenciado, como me sinto?
(6) Há algum orgulho em meu coração? Fico soberbo? Dou excessiva importância à minha posição e às minhas realizações pessoais?
(7) Tenho sido desonesto? Meus negócios são francos e estão acima de suspeitas? Nosso metro tem cem centímetros e nosso quilograma tem mil gramas? Trabalho oito horas honestas? Pago um salário honesto a meus empregados?
(8) Tenho sido bisbilhoteiro? Fiz fuxico de meu próximo com alguém? Tenho caluniado o caráter alheio? Ajudei a espalhar historias falsas sobre outras pessoas, e me intrometo nas questões alheias?
(9) Critico os outros sem amor, com violência e perversamente? Vivo encontrando falhas nos outros?
(10) Roubo a Deus? Tenho roubado o tempo que pertence a ele? Tenho-lhe sonegado o dízimo?
(11) Sou mundano? Amo o resplendor, a pompa e a imodéstia do mundo?
(12) Tenho furtado? Porventura tenho-me apossado às ocultas de pequenas coisas que não me pertencem?
(13) Cultivo uma atitude de amargura contra os outros? Há ódio em meu coração?
(14) Minha vida se caracteriza pela frivolidade? Minha conduta é inconveniente? Por causa de minhas ações, o mundo me considera um dos seus?
(15) Tenho enganado a alguém e deixado de fazer restituição? Deixei-me escravizar pelo espírito de Zaqueu antes da conversão? Ou, como Zaqueu convertido, estou devolvendo as coisas – pequenas e grandes, pertencentes a outrem? Devo restaurar o ferido, desfazer o mal, reparar tudo que Deus me mostrou.
(16) Mostro-me preocupado ou ansioso? Tenho deixado de confiar em Deus quanto às minhas necessidades temporais e espirituais? Vivo pensando nas dificuldades, antes mesmo delas surgirem no horizonte?
(17) Tenho sido culpado de pensamentos sensuais? Permito que a minha mente acolha imaginações impuras e ímpias?
(18) Sou veraz no que digo, ou antes exagero as coisas, ou as diminuo, e assim transmito impressões falsas? Tenho sido mentiroso?
(19) Sou culpado do pecado de incredulidade? A despeito de tudo quanto ele tem feito por mim, contínuo recusando-me a confiar na sua Palavra? Sou dado a murmurações e queixumes?
(20) Tenho cometido o pecado de negligência na oração? Oro pelos outros? Quanto tempo dedico à oração? Quantas horas passo diante da televisão? Quantas horas gasto em esportes, divertimentos, lazer e outras atividades?
(21) Estou negligenciando a Palavra de Deus? Quantos capítulos da Bíblia costumo ler diariamente? Estudo a Bíblia? Amo-a? Faço das Escrituras a fonte de meu suprimento espiritual?
(22) Tenho deixado de confessar a Cristo abertamente? Sinto vergonha de Jesus? Mantenho a boca fechada quando cercado de pessoas do mundo? Estou testemunhando diariamente de meu Salvador?
(23) Sinto a responsabilidade pela salvação de almas? Tenho amor pelas almas perdidas? Há no meu coração alguma compaixão por aqueles que perecem?
(24) Perdi o meu primeiro amor, e não me sinto mais aquecido pelo fogo de Deus?

Estes são, geralmente, os elementos que influem em nossa dedicação à obra de Deus no meio do seu povo. Sejamos honestos e apliquemos ao nosso comportamento a designação que nos cabe com a toda a propriedade. “PECADO” é o vocábulo usado por Deus. E quanto mais depressa admitir-mos que temos cometido pecado, e estivermos dispostos a confessá-lo e abandona-lo, mais cedo poderemos esperar que Deus nos ouça e opere com seu poder infinito. Portanto, vamos remover o obstáculo, tudo quanto serve de pedra de tropeço, antes de dar outro passo. 
“Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados” (1 Coríntios 11:31). 
“Já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus...” (1 Pedro 4:17).

Extraído do livro: Paixão pelas almas - Oswald Smith

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHJqlcDezSOsDw7HvcBALM-4aaXjbhwS_iF08UNgUtYzcP5cvUzOmk345IZFcmsEI_0PXMrIKoFd0QJgCyoSfLfqzAQHcg1LloAN3CUy4JBMGBQOh-AZwqtbQJFSOM01ayjzWEM-aCplM/s320/cartaz+campanha+de+missoes+mundiais+2010.jpg

    Foto 1: Cristo no julgamento de Maria Madalena - cantinhodaceleste.blogspot.com


sexta-feira, 30 de março de 2012

Domingo da Igreja Perseguida





A Janela 10/40 é uma faixa de terra que vai do oeste da África até a Ásia. Subindo, a partir da Linha do Equador, fica entre os graus 10 e 40, formando um retângulo..
Na região vive o maior número de povos não-evangelizados da terra, cerca de 3,2 bilhões de pessoas em 62 países. É ali que estão algumas megalópoles de hoje, ou seja, cidades com uma grande concentração urbana como Tóquio (Japão), Calcutá (Índia), Bagdá (Iraque), Bancoc (Tailândia) entre outras. De cada 10  pobres da Terra, oito estão nessa região, e somente 8% dos missionários trabalham entre eles. É nessa faixa que se concentram os adeptos das três maiores religiões não-cristãs do mundo: islamismo, hinduísmo e budismo.
Na maioria dos países dessa região há falta de receptividade aos cristãos e, em especial, aos missionários que ali atuam. A liberdade religiosa, quando existe, é frágil. Há necessidade de missionários, líderes, pastores e escolas de treinamento para os poucos cristãos existentes. Os crentes precisam ser despertados para uma vida de compromisso com Deus. Há poucos obreiros atuando nos países devido à política de restrições quanto a entrada de missionários. A necessidade de tradução da Bíblia é grande. Os crentes sofrem perseguição e correm risco de vida. A saúde e proteção dos missionários é uma necessidade constante na região chamada de Janela 10/40
http://www.jmm.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=170&Itemid=164

PERFIL DE PAÍSES QUE MAIS PERSEGUEM A IGREJA:

CORÉIA DO NORTE
http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/coreiadonorte/
AFEGANISTÃO
http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/afeganistao/
ARÁBIA SAUDITA
http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/arabiasaudita/
SOMÁLIA
http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/somalia/
IRÃ
http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/ira/


quarta-feira, 28 de março de 2012

Vinde a Mim!!




O Senhor Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos" (Is 50.4).

Temos o privilégio de ajudar os cansados pelo caminho e de dizer boas palavras a seu tempo aos que têm o coração opresso.
Artur Tavani exprime-o por estas palavras:

"Não me é dado incutir verdades científicas,
Nem o dom das mágicas cadências que emocionam.
Não podem minhas mãos tirar de algum teclado
Uma série de harmonias.
Nem posso com pincel pintar na tela
Um mar de vidro ou um perfil de santo.
Oro no entanto pelo dom de um sorriso
Satisfeito, ou um gesto inspirador.
A graça de aliviar o rude fardo
Dos que parecem sucumbir-lhe ao peso,
E o dom de encaminhar um ser, da dor
P'ra suave luz que um dia lhe fugira.
Quisera ser o coração, um mago,
Distribuindo bênçãos a mãos cheias,
E vendo em todo passarinho ou flor
A oculta essência de um poder maior.
E, mais que todos, quisera eu o dom de pena
Para mantê-lo vivo em todo coração."

Jesus sabia proferir sempre uma palavra oportuna para o cansado. "Je­sus olhava aos aflitos e desalentados, aqueles cujas esperanças se haviam desvanecido, e que procuravam, com alegrias terrenas, acalentar os anseios da alma, e convidava todos a nEle buscarem descanso" ("A Ciência do Bom Viver").

Transmitamos aos corações cansados estas boas palavras do Mestre:
"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas" (Mt 11.28,29).

Extraído do livro: Coletânea de ilustrações - Natanael de Barros Almeida

segunda-feira, 26 de março de 2012

As Responsabilidades do Discipulado




Ser um discípulo acarreta três responsabilidades.

Testemunhando de Cristo
Em primeiro lugar, o discípulo é responsável por testemunhar
de Cristo. Não se trata de afastar-nos de todos os descrentes;
significa que, seguindo o exemplo de Paulo, devemos procurar
terreno em comum com os não-cristãos, com a esperança de
finalmente levar alguns a Cristo (1 Co 9:19-20).
O ministério de um discípulo é o ministério de apresentar
Jesus Cristo a homens que não O conhecem. O ministério de um
discípulo é o ministério de transmitir aos outros a verdade acerca
do Pai e do Filho que nos foi revelada pelo Espírito Santo. O
ministério de um discípulo transforma a pessoa em canal através
do qual o Espírito de Deus imprime a verdade divina sobre homens
que são ignorantes de Deus por causa da sua cegueira natural.
Os homens não são discípulos por causa daquilo que dão ou
daquilo que fazem.
São discípulos por causa daquilo que comunicam aos outros
acerca de Jesus Cristo... Levamos a efeito o ministério de um
discípulo de duas maneiras principais, pelas nossas vidas e pelos
nossos lábios. Uma destas maneiras, sem a outra, é insuficiente e
inadequada. A Palavra de Deus que vem dos lábios do discípulo
deve ser confirmada pelas obras de Deus do discípulo.5

Levando Outros à Maturidade
Uma segunda responsabilidade do discípulo é levar outros à
maturidade. Paulo escreveu acerca deste tema na sua Epístola aos
Colossenses (1:28, 29). Paulo era o instrumento do Espírito Santo,
e reconheceu que Deus providencia o poder necessário e depois
opera através de seres humanos dedicados para levar outras
pessoas a um estado de maturidade espiritual.
Alguém sugeriu que há cinco maneiras mediante as quais
estimulamos a maturidade nos outros: ao servir como exemplo de
como deve ser o cristianismo maduro (1 Ts 2:8), ao providenciar
oportunidades para um discípulo ter experiências práticas em
testemunhar e servir (Mc 6:7), ao avaliar as ações do discípulo
durante seu período de treinamento (Mc 6:30), ao ensinar e dar
informações (2 Tm 3:15-17), e ao confrontar honestamente os
outros com as dificuldades do discipulado (Lc 14:25-33)." Estes
cinco princípios podem ser usados na medida em que
discipulamos aos outros, e também podem ser usados pelas
pessoas que nos discipulam. É possível que estas também sejam
algumas das maneiras mediante as quais Deus nos transforma no
tipo de indivíduo que Ele quer que sejamos.

Fazendo Discipuladores
Finalmente, o discípulo tem a responsabilidade de fazer
discipuladores — treinando aqueles que podem sair para discipular
aos outros. Paulo fez um esboço muito explícito ao escrever a
Timóteo: "Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em
Cristo Jesus. E o que da minha parte ouviste, através de muitas
testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também
idôneos para instruir a outros" (2 Tm 2:1, 2). O discipulado é um
processo de multiplicação no qual aqueles que são discípulos
discipulam aos outros, os quais, por sua vez, se tornam
discipuladores. Deus nunca pretendeu que os cristãos aceitassem
o evangelho para então nada mais fazerem. Sua intenção foi que
nos tornássemos Seus discípulos, com todas as características,
custos e responsabilidades que o discipulado acarreta, para então
sairmos a fim de fazermos mais discípulos para Cristo.

Extraído do Livro: Ajudando uns aos outros pelo aconselhamento - Gary collins

Discipulado 2



Edificando vidas em Amor!
DISCIPULADO SEM FRONTEIRAS
EVANGELISMO (Parte 2)
PROF. (s) PR. (s) DARLAN LIMA & ALEXANDRE ARCANJO

O QUE JÁ SABEMOS...
Coisificação Social;
Massificação do Trabalho;
Alienação Cultural;
Relativismo Moral;
Política Opressora;
Artificialidade Familiar;
Especulações Financeiras;
Comunicações Subliminares;
Institucionalização Espiritual;

COMPARANDO COM AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO EVANGELHO:
Medo, violência e Revolta Familiar;
Inferioridade e insatisfação profissional;
Desistência e avareza nas Finanças;
Preconceito,desconfiança na vida local;
Falta de lazer e momentos de folga;
Teimosia, má educação e agressividade;
Variedade e má influência Religiosa;
Falta de perspectiva para o futuro;
Inconformismo, falta de Instrução;

Os falsos líderes atuais e suas ”prostitutas eclesiais”!
Falsa superstição de consumo religioso empresarial.
Denominacionalismo incoerente e antibíblico.
Culto ao dinheiro,riqueza e milagre falso minimiza o pecado.
Visão da doutrina infiel,com vaidade arquitetônica,sem amor.
Modelo teológico consumista, individualista, corporativo.
Prioriza abençoar os “ricos” e se despreza os pobres.
Missão é abrir filiais para aumentar a simbologia da Igreja.
Falso avivamento pregado é exclusivo e especulativo.
S/interesse/responsabilidade no aprofundam.Bíblico grátis.
Sem ação social,trata gente como número e mercado.
Não se une com outras igrejas e não prega o único Reino.

Como combater os erros, se você é membro de uma igreja-Empresa?
Respeite seu líder, mas não seja mau caráter e impostor (1 Tm.5:17);
Ore pela Revelação da vontade de Deus para a sua vida(At.1:24);
Advirta o povo que está mal-entendido contra as mentiras (At.2:14);
Glorifique a Deus e dirija a tenção do povo para Deus (At.3:12);
Não cale; ouça e obedeça mais a Deus que o homem (At.4:19-20);
Ore e aja com discernimento - cuidado dos falsos irmãos (At.5:3);
Ser agradecido a Deus e perseverar na pregação e ensino (At.4:41-42);
Aja em concordância com a comunidade como Ministro (At.6:1-7);
Repreenda os apóstatas avarentos (At.8:21-22; Hb.10:25;1 Tm.5:1-2);
Atenda o Ide, discipulando aonde quer que esteja (At.8:31-40)
Esteja disposto a mudar o que aprendeu (At.9:17-22);
Medite em Deus e atender as pessoas sem distinção (At.10:19-20);
Apazigue desentendimentos com amor e autoridade (At.11:17-18);
Esteja preparado p/ser odiado,expulso pelos falsos líderes (Jo.16:2)

Você sabe realmente o que significa ser membro da Igreja de Jesus Cristo?
Anunciar o quê? Consciência,generosidade e edificação da fé;
Pregar o quê? Temor, comunhão e testemunho em Cristo;
Testemunho como? – Louvar, adorar, evangelizar no dia-a-dia;
Testificar onde? – No templo, nas casas, na Rua, aonde convém;
Proclamar quando? – Diálogo iniciado em cultura abrangente;
Plantar o quê? –Conhecimento respeitoso da realidade espiritual;
Pesuadir a quem? Racionais;”bonzinhos”;religiosos e rejeitados;
Participar como? Amor,zelo,serviço,alegria,obrigação,confiança;
Presença onde? – Doentes,pobres,presos,estrangeiros,minorias;
Perfeição em quê? Deus dá força,protege,dá sabedoria,condição;
Demonstrar o quê? Dependência,vontade,plano,promessa divina;
Realizar quando? Idéias,valores e condutas alheias à Palavra;
Ordenados? A irmos além dos rito, dogmas e muros da Igreja;
Qual Condição? Capaz só quem conhece a Deus/mudou de vida!
Há interesse? Quer renunciar a si,tomar a cruz e seguir a Jesus?
Guerra – Amor, educação, atualização e frutificar discípulos;
Consumação – Nada que você fizer para Deus será em vão...

PROCURE TER EQUILÍBRIO NO CUMPRIMENTO DA MISSÃO...
Não use oportunidades para exaltar conhecimento bíblico;
Sua dependência a Deus denota sua convicção e aparência;
Não imponha a riqueza, a força e proteção de sua Igreja;
Desperte curiosidade, exaltando a Deus sem julgar as vidas;
Não prometa as bênçãos como monopólio de poder pessoal;
Se capacite dentro dos vários contextos culturais atuais;
Explique que a verdade é sincera, mas adverte e prova;
Alerte:tempo do amor e do perdão é impossível após morte;
Mostre exemplos de dificuldades e confianças vitoriosas;
Cite que a dureza do pensamento é não ser amigo de Deus;
Fale: promessa + perseguição serão consumados, julgadas;
Medite:melhor e suficiente é crer acima das indiferenças;
Exponha que entre a salvação e a riqueza há a hipocrisia;
Alerte que sem união, o ”aceitar”é busca sem perdão final;
Termine,em convicção falando das falhas e do esforço-cruz;
Mesmo que você se sinta rejeitado, trace novos trajetos;
Ainda que tímido, medroso e envergonhado, dê um 1º. Passo;
Se não se sente treinado, o que é insuficiente é o isolamento;
Use o que tem:email,carta,folheto,adesivo(lute pelo espaço);
Seu silêncio é testemunho verbal se falar por obras cristãs;
Leve alguém a Cristo, discipulando, semeando amizades;
Analise qual tipo de grupo-alvo você pode ser mais útil;
Seja planejado,ore, não force ninguém a fazer por coação;
Seja bem sucedido em sua vida amorosa e aja por amor;
Tenha tempo organizado, com alegria e procure ser pontual;
Tenha fé, se afaste do que e prejudica e preencha sua mente;
Ame a natureza, coma o que te faz bem e tenha otimismo;
Invista na cultura, durma bem e cuide do seu corpo;
Não durma com raiva e não deixe o que pode fazer hoje p/depois;
Seja agradecido a Deus,não lhe omita nada e seja perdoador;
Acautela-te dos outros, não seja fiador e pague sua dívidas;

IS 56:11 - E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores
que nada compreendem; (...), cada um à sua ganância, cada um por sua parte.
JR 10:21 - Porque os pastores se embruteceram, e não buscaram ao SENHOR;
por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se espalharam.
JR 12:10 - Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisaram o meu campo;
tornaram em desolado deserto o meu campo desejado.
JR 23:1 - AI dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu
pasto,...
JR 23:2 - Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que
apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as
afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das
vossas ações, ...
JR 50:6 - Ovelhas perdidas têm sido o meu povo, os seus pastores as fizeram
errar, para os montes as desviaram;
EZ 34:2-10 - Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza,
e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se
apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
ZC 11:5 - Cujos possuidores as matam, e não se têm por culpados; e cujos
vendedores dizem: Louvado seja o SENHOR, porque tenho enriquecido; e os
seus pastores não têm piedade delas.
MT 7:15 - falsos profetas-vestidos como ovelhas; no interior,lobos devoradores.
MT 24:24 - falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios
que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
2CO 11:13 - Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos,
transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
GL 2:4 - falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a
nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
2PE 2:1 - falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de
perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos
repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será
blasfemado o caminho da verdade. por avareza farão de vós negócio com
palavras fingidas.
1TM 6:5 - Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da
verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
2TM 4:3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo
comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias
concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
FP 3:18 - (...) inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o
ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.
2CO 11:2 - Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho
preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a
Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim
também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da
simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós
não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro
evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
GL 1:6 - Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à
graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos
inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos
ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho
anunciado, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou
procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
EF 5:1 - SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus
sobre os filhos da desobediência. 
Portanto, não sejais seus companheiros.

AGRADECEMOS A DEUS A QUEM NÓS DAMOS TODA
HONRA E GLÓRIA; BEM COMO A TODOS OS QUE, DE
MANEIRA DIRETA E INDIRETA, COOPERARAM
PARA QUE O SENHOR FOSSE GLORIFICADO NESTA DATA...
A equipe do DSF agradece;

domingo, 25 de março de 2012

Discipulado 1


Edificando vidas em Amor!
DISCIPULADO SEM FRONTEIRAS EVANGELISMO (Parte 1)
PROF. (s) PR. (s)
DARLAN LIMA & ALEXANDRE ARCANJO
O QUECOMBATEMOS?
Coisificação Social;
Massificação do Trabalho;
Alienação Cultural;
Relativismo Moral;
Política Opressora;
Artificialidade Familiar;
Especulações Financeiras;
Comunicações Subliminares;
Institucionalização Espiritual;

SUA IGREJA & LÍDER PREGAM O
EVANGELHO DE JESUS CRISTO?
Como, se vende falsa superstição de consumo religioso empresarial?
Como,se é preconceituoso,impõe denominação e é incoerente bíblico?
Como,se fala de salvação sem cuidado na Obra e sem esperar Jesus?
Como,se culto ao dinheiro,riqueza e milagre falso minimiza o pecado?
Como,se visão da doutrina infiel,com vaidade arquitetônica,sem amor?
Como,se modelo teológico é consumista, individualista, corporativo?
Como,se só prioriza abençoar os “ricos” e se despreza os pobres?
Como,se inova mal uso da Bíblia p/saciar desejos, culturas modernas?
Como,se a missão é abrir filiais para aumentar a simbologia da Igreja?
Como,se o falso avivamento pregado é exclusivo e especulativo?
Como,se pouco se interessa pela colheita de almas; poucos obreiros?
Como,se não há responsabilidade de aprofundamento bíblico grátis?
Como,se não tem ação social,trata gente como número e mercado?
Como,se não se une com outras igrejas e não prega o único Reino?

Você é um verdadeiro missionário ou falso profeta?
A mensagem que você vive e prega contribui para um
ambiente de amor pessoal e Bíblico ou escandaliza as vidas?
A visão divina responsabiliza você e os outros como
sacerdotes pessoais ou discrimina os membros como leigos?
A abordagem missionária que você usa liga significados,
sentimentos e valores a Cristo ou ao líder de sua igreja?
A maneira de falar/agir sua e de outros provoca edificação,
vontade de conversão ou estresse,desencanto espiritual?
Os maus-entendimentos são tratados por você p/gerar integração,
busca de identidade ou provoca rejeição/confronto?
A visão de futuro que você prega gera uma nova razão de
vida biblicamente fundamentada ou é mera diversão social?
A construção de relacionamentos é sua educação inacabada
advocatícia moral ou é alienante,policiante,“convertido”?
Edificação de Comunidade sua intenção é edificar e unir
vidas na fé e amor fraterno ou extorquir”dízimos”sem amor?

Temos grande Missão de ganhar almas a Cristo (Mt.9:37);
A colheita é grande e os obreiros são poucos (Is.6:8;Mt.9:37);
Deus ordena pela experiência que tivemos (Ez.3:19;Hb.2:3-4);
Meio de se chegar à fé, expandir Igreja(corpo)-(Rm.10:13-15);
Meio de fortalecer a Igreja local de forma espiritual (Lc.6:38);
Meio de exercer o Ministério da Misericórdia (Rm.12:13);
Porque todos pecaram e carecem de Deus (Rm.3:32;Rm.6:23);
Porque a Fé em Cristo é o único meio de perdão (Jo.3:16,36);
Porque só pela Fé, vidas são libertas do mal (Jo.8:31-44);
Porque só pela Fé, o homem é aceito por Deus (Jo.1:12);
Porque só em Jesus, há vida Eterna (Jo.5:24;6:51;10:27-28);
Porque a fé precisa ser proclamada (Is.6:8; Rm.10:14);
O Evangelho será pregado antes que venha o fim (vinda de
Jesus ou nosso chamado prévio – morte)-(Mt.24:14;Mc.13:10);

Temos que batalhar pela fé que nos foi dada (Jd.3:3);
Temos que provar os espíritos (1 Jo.4:13);
Temos que crescer na graça e no conhecimento (2 Pe.3:18);
Temos que confirmar vocação e eleição diligentes (2 Pe.1:10);
Temos que santificar Cristo preparados a respostas(1 Pe.3:15);
Temos que manter nosso procedimento exemplar (1 Pe.2:12);
Temos que agir com entendimento, sobriedade (1 Pe.1:13);

QUANTO AOS ERROS QUE TEMOS VISTO NAS IGREJAS:
Sofrer pela Verdade ou Gozar a Mentira?
Temos que falarmos e procedermos como tal (Tg.2:12)
Temos que nos afastar de doutrinas estranhas (Hb.1:9);
Temos que servir a Deus, reverentes e em temor (Hb.12:28);
Temos que agir sinceros, com certeza de fé (Hb.10:22);
Temos que nos esforçar e não cair na desobediência (Hb.4:11);
Temos que nos distinguir em boas-obras, frutíferos (Tt.3:14);
Temos que ter padrão de integridade no ensino (Tt.2:7);
Temos que nos apegar à doutrina, exortar, convencer (Tt.1:9);
Temos que defender e confirmar o Evangelho (Fp.1:7,17);
Temos que saber que prestaremos contas a Deus (Ez.3:18);
Temos que alertar o rebanho contra os falsos pastores (VERSO);

IS 56:11 - E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; (...), cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.
JR 10:21 - Porque os pastores se embruteceram, e não buscaram ao SENHOR; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se espalharam.
JR 12:10 - Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisaram o meu campo;
tornaram em desolado deserto o meu campo desejado.
JR 23:1 - AI dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto,...
JR 23:2 - Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e
não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, ...
JR 50:6 - Ovelhas perdidas têm sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar, para os montes as desviaram;
EZ 34:2-10 - Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
ZC 11:5 - Cujos possuidores as matam, e não se têm por culpados; e cujos
vendedores dizem: Louvado seja o SENHOR, porque tenho enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas.
Há muitos mercenários sem temor, cujo deus é o ventre, enganando por interesse.
(Mt.7:15; Mt.24:11; Mt.24:24; Mc.13:22; 2 Co.11:13; 2 Co.11:26; Gl.2:4; 2 Pe.2:1; 1
Jo.4:1; 1 Tm.6:5; 1 Co.11:19; Fp.3:19). 
BONS PASTORES: (Hb.13:7-17)
Você sabe realmente o que significa
EVANGELHO DE JESUS CRISTO?
ANUNCIAÇÃO – graça, glória, amor de Deus em Jesus Cristo;
PREGAÇÃO – arrependimento da fé para entrar no Reino dEle;
TESTEMUNHO – necessidade da renúncia e salvação em Cristo;
TESTIFICAÇÃO – poder,sinais,presença e fruto do Espírito Santo;
PROCLAMAÇÃO – justiça e juízo vindouro e volta do Messias-Rei;
PLANTAÇÃO – temor, glorificação,amor nos corações de todos;
PERSUASÃO – vigilância, provação,serviço e mudança de vida;
PARTICIPAÇÃO – revelação, ministério, exercício-vocação divina;
PRESENÇA – lembrança da ressurreição - comunidade & familia;
PERFEIÇÃO – trabalho, provação, fé, esperânça e assistência;
DEMONSTRAÇÃO–verdade,apoio,companheirismo e fraternidade;
REALIZAÇÃO – gerar novas experiências de vida e ânimo-outros;
ORDEM – digno,defender a fé,constante,gracioso,santo e oração;
CONDIÇÃO – bênção prometida,justificado,redimido,direito, fiel;
INTERESSE – ir além, conveniente, sóbrio, oportuno (luz e sal);
GUERRA – esforço, ética, prontidão, vigilância, preparação nEle;
CONSUMAÇÃO – entender,interpretar,efetuar,renunciar,vencer...

O que Jesus fazia, mas que os que se dizem seus seguidores, esqueceram!
Caminhava com o povo (ensinava,pregava, curava) – Mt.4:23;
Assentava-se com multidões investindo seu tempo – Mt.5:1;
Tocava nas pessoas e assentava-se à mesa com elas – Mt.9:10;
Pregava e ensinava o Evangelho do Reino nas Sinagogas – Mt.9:35;
Andava nas searas com os discípulos - Mt.12:1;
Interrogava os discípulos quanto às coisas espirituais – Mt.16:13;
Levou alguns discípulos ao monte – assunto em particular - Mt.17:1;
Conversava no caminho com cada um dos discípulos – Mt.20:17;
EXPULSOU OS CAMBISTAS/VENDEDORES DO TEMPLO- Mt.21:12;
Falava abertamente da verdade às multidões e discípulos – Mt.23:1;
Assentava-se – falava como Rabino ao povo no Monte – Mt.24:3;
Ceiou com os discípulos (refeição de amizade e páscoa) – Mt.26:20;
Cantou hinos e se alegrou espiritualmente com discípulos – Mt.26:30;
Líder, Jesus ASSUMIU A CULPA E LIVROU O REBANHO – Mt.26:56;

AGRADECEMOS A DEUS A QUEM NÓS DAMOS TODA
HONRA E GLÓRIA; BEM COMO A TODOS OS QUE, DE
MANEIRA DIRETA E INDIRETA, COOPERARAM
PARA QUE O SENHOR FOSSE GLORIFICADO NESTA DATA...
A equipe do DSF agradece;