segunda-feira, 19 de março de 2012

Liderança com Amor


1 Coríntios 13:13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 

Os aspectos e os princípios da liderança são muitos, mas o elo fundamental e imprescindível para o sucesso de qualquer líder nas mais variadas instâncias e organizações, é o elo do AMOR...e para fundamentar o nosso argumento, observe o que diz no artigo que listei a seguir:


Os dez princípios, apresentados por Ted Engstrom, que seguem abaixo,  pois ajudarão o líder a fazer do amor algo prático.
1. "Precisamos tomar a decisão de desenvolver amizades em que não exigimos nada em troca”. Essa é a base para o amor bíblico, incondicional e não manipulador.
2. "Deve haver um esforço consciente para nutrirmos um interesse autêntico por outras pessoas". Esse interesse deve procurar o benefício dos outros e não os nossos próprios interesses.
3. "Cada um de nós é uma criatura ímpar. Conseqüentemente, levaremos tempo, e muitas vezes um longo tempo, para conhecermos uns aos outros". Tempo expressa amor de modo prático.
4. "Comprometa-se a aprender como ouvir". Ouvir atentamente é difícil, especialmente quando a pessoa falando é monótona, mas isso expressa amor genuíno.
5. "Simplesmente, esteja presente, quer você saiba exatamente o que fazer ou não". Investir tempo em pessoas demonstrará o seu cuidado. Cuidar é amar.
6. "Sempre trate as pessoas de igual para igual". Ser um líder não faz de alguém melhor do que outros, nem mais valioso, aos olhos de Deus.
7. "Seja generoso com elogios legítimos e encorajamento". É impossível demonstrar amor através de criticismo amargo e depreciação dos outros. Os elogios carregam a mensagem oposta.
8. "Faça de seus amigos prioridade, preferindo-os antes de si mesmo". O amor não pode ser praticado sem demonstrar o valor de seus amigos a outros. Considerar cada um superior a si mesmo é uma ordem do Senhor (Fp 2.3).
9. ''Aprenda amar a Deus com todo o seu coração, alma, mente, e força. Depois ame seu próximo como a si mesmo". O Senhor deixou claro que amar ao próximo está ligado com amar a Deus.
10. "Enfatize as qualidades e virtudes dos outros, não, seus pecados e fraquezas". Pecadores, somos todos; então, é importante que um líder não dê a impressão de que ele é perfeito, sem pecados, e seus seguidores são estúpidos e ruins. [1]

Portanto quão maravilhoso seria se os líderes pudessem assimilar o mais breve possível os conceitos aqui apresentados...fica a dica!!

Saudações Cristãs!
Pb. André Ricardo


[1] Ted Engstrom, The Fine Art of Friendship, Nashville: Th. Nelson Publishers, 1985, pp 128-130, citado in John Haggai, Lead On, op. cit., p. 51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.